Colaborador 4.0

Colaborador 4.0

Compreenda o novo cenário industrial e se prepare para essas mudanças.

“Quando a tecnologia entrar no cenário dos negócios, a primeira providência é abrir a mente para ampliar sua capacidade de aprender, desaprender e reaprender”. Walter Longo

Marketing e comunicação na era pós-digital. As regras mudaram.

A quem diga que estamos imersos no contexto digital, mas também é possível dizer nem todos nos sentimos confortáveis diante desse cenário tecnológico.

A indústria 4.0 promete revolucionar as relações de trabalho, bem como o papel do trabalhador. Olhar de forma passiva para este movimento é garantir sua saída da cadeia produtiva.

Mais difícil que se inteirar dos termos tecnológicos é “des”aprender. Isto porque incluir conhecimento é algo instintivo e louvável. Mas, admitir a ineficiência de conteúdos acumulados por décadas na caminhada profissional, é sem dúvida o maior desafio do profissional experiente.

Ao contrário do que se pensa, este novo modelo de mercado não exclui a mão-de-obra, mas exige uma nova forma de trabalho. O especialista em comunicação Walter Longo, já citado no início deste texto, nos dá um exemplo bem claro desta disparidade. Para ele, enquanto as empresas sobem rapidamente pelas escadas, o consumidor vai de elevador. E os colaboradores, onde estão nesta equação? 

É importante que todos peguem o mesmo veículo rumo à produtividade, crescimento e ao estabelecimento de novas ideias. Afinal, os conceitos que ajudamos a estabelecer hoje, servirão de base para o crescimento de amanhã. Como se manter ativo diante das mudanças? Veja essas dicas importantes:

1. Faça da busca por conhecimento um hábito;

2. Duvide da eficácia de suas 10 primeiras ideias geniais;

3. Ouça com humildade as pessoas mais novas e com respeito os conselhos dos mais experientes.

E aí? Que sentimento esse novo modelo de mercado trás pra você? Se sente preparado? Deixe aqui nos comentários.

Deixe um comentário