Portfólio Digital

Portfólio Digital

Uma ferramenta prática de autopromoção.

Você já ouviu várias dicas de como estruturar um bom currículo: seja conciso, objetivo, verdadeiro e saiba priorizar suas potencialidades profissionais de acordo com a vaga desejada. No entanto, o que o empregador realmente deseja é saber se você tem ou não os conhecimentos descritos. Afinal, toda a sua experiência profissional foi resumida em uma única folha A4.

Mas, atualmente, já é possível fornecer às empresas mais informações de uma forma dinâmica e estruturada, por meio da elaboração de um portfólio profissional. Existem diversos programas e links que podem ajudar a organizar o conteúdo.

Nesta ferramenta de promoção profissional é possível criar uma vitrine interessante que atraia a atenção do empregador.

Entre os benefícios do portfolio, está a transparência. A ferramenta mostra a identidade de quem a criou, traçando um perfil claro do profissional apresentado. Outro ponto positivo é a segurança que ela passa, já que os projetos podem ser vistos e analisados, dando aos prospectos a garantia de suas entregas. Por isso, na hora de desenvolver seu portfólio não se preocupe ao deixar transparecer suas limitações, tanto quanto é comum que se destaque suas qualidades. É Importante que o empregador saiba seus limites e potencialidades. Aqui vão algumas dicas práticas de como utilizar esta ferramenta ao seu favor.

  1. Sirva a melhor fatia do bolo
    Se a sua apresentação fosse um delicioso bolo de chocolate, este pedaço deveria vir com muita cobertura, granulado e uma cereja em cima.
    Escolha os melhores projetos para compartilhar, cinco entre os de maior influência. Mantenha o portfolio sempre atualizado. Prefira os trabalhos mais recentes, pois expressam sua atual capacidade.
  2. Apresentação pessoal
    Na página “sobre mim” além de uma breve descrição profissional, coloque uma foto atual. Evite selfies, imagens muito próximas ao rosto, que estejam em ambientes escuros ou com roupas e maquiagens inapropriadas para o contexto.
  3. Seja organizado
    Separe os projetos por categorias como: banners,logos, textos ou áudios. Coloque legenda nas imagens. Nome, objetivo e para qual empresa foi destinado aquele projeto.
  4. Quando construir?
    O ideal é que o portfólio seja construído ao longo da carreira. Por isso, atenção para não sobrecarregar a plataforma com diversos conteúdos antigos. Substitua-os por novas experiências e capriche no design.

O que acha dessa nova forma de se apresentar para o mercado? Deixe aqui nos comentários!

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