Mas afinal, o que é mindset?

Mas afinal, o que é mindset?

Mindset é a predisposição psicológica que uma pessoa ou grupo tem em relação a determinados padrões de comportamento. É o que determina a maneira como cada indivíduo enxerga a vida, seus desafios e conquistas. Esse conceito pode ser estabelecido de forma individual ou em massa. Depende da força de expansão de determinada crença.

Por exemplo, por muito tempo, o meio científico do século XIX sustentou a ideia de que a raça de determinado indivíduo influenciava em sua capacidade cerebral ou até física. Hoje compreendemos que o aprendizado e a flexibilidade mental podem ser treinados e adquiridos por todos os que tiverem incentivos suporte ou enxergarem oportunidades para fazê-lo.

O conceito de mindset tornou-se popular por atrelar a psicologia do sucesso às realizações profissionais. O conceito é relativamente simples: mude sua forma de enxergar a vida para então alterar sua maneira de agir e determinar escolhas que te levem ao sucesso.

A pergunta que vem a seguir é – como alterar o mindset, arduamente estabelecido pela vivência familiar, pessoal e social?

Carol Dweck, pesquisadora do tema pela Universidade de Stanford identificou e classificou dois tipos de modelos mentais:

A mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento. A primeira opção abrange pessoas que acreditam haver limite para a absorção de novos conhecimentos. Para elas, errar é frustrante. Enquanto que o segundo grupo acredita que quanto mais se aprende, mas capacidade terá de ampliar suas faculdades. As pessoas de mente fixa têm medo de tentar, por medo de errar.  Mas os de mentalidade em crescimento enxergam os erros como descobertas, novas formas de não se fazer algo. Em qual modelo mental você se encaixa hoje? Deixe aqui nos comentários o que acha desse tema. Temos uma sugestão de leitura pra você: Mindset de Carol Dweck.

Deixe um comentário